31/05 – DIA MUNDIAL SEM TABACO

By HBCSaude 9 meses agoNo Comments
Home  /  Promoção a Saúde  /  31/05 – DIA MUNDIAL SEM TABACO

O cigarro é juntamente com o álcool uma das drogas mais consumidas no Brasil. Talvez pela legalidade do produto, milhares de pessoas começam a fumar muito cedo.
Prevenção é a palavra chave para manter a saúde, possuir hábitos saudáveis é indispensável para eliminar vícios como bebidas e fumo. Os fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes, têm menor resistência física, menos fôlego, pior desempenho nos esportes e envelhecem mais rapidamente.
Está data é muito importante, foi criada com o objetivo de promover a conscientização sobre o assunto e diminuir esses riscos, o compromisso de elaborar campanhas de combate ao tabagismo movimenta todos os países em busca de mais saúde para a população.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, é comprovada a relação entre o consumo do cigarro e o desenvolvimento de câncer de pulmão em 90% dos casos. Os componentes do cigarro causam dependência, o que potencializa ainda mais os efeitos negativos no corpo humano como câncer de pulmão, bexiga, boca, laringe e pâncreas, hipertensão arterial, infarto, derrames cerebrais, bronquite crônica, enfisema e úlcera gástrica, entre vários outros.
O consumo de cigarros, charutos, cachimbo, fumo de rolo e rapé, leva ao organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo nicotina, monóxido de carbono, alcatrão, agrotóxicos e substâncias radioativas, que propiciam o desenvolvimento de câncer.
Tomar a decisão de manter a sua saúde ou o risco certo de adoecer precocemente faz toda a diferença. Pois está comprovado que o cigarro somente causa males ao organismo. Será que vale a pena?

Categoria:
  Promoção a Saúde
essa notícia foi compartilhada 0 vezes
 70
Sobre

 HBCSaude

  (2 notícias)

Deixe um comentário

Your email address will not be published.