Mesmo tendo dobrado a sua carteira de beneficiários em apenas 5 anos.
A ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar do governo federal, regula as relações entre as operadoras de planos de saúde e outras do segmento que compõem esse ramo de atuação com os chamados beneficiários, tomadores dos serviços organizados e entregues por essas empresas. Também disponibiliza periodicamente, dados de desempenho e reputação para avaliação do público interessado.
Um exemplo é o IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) que é parte do Programa de Qualificação das Operadoras, inciativa desenvolvida pela ANS para avaliação anual do desempenho e sustentabilidade das operadoras. O IDSS é um índice composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e é calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.
Outro indicador importante para avaliar a reputação das operadoras é o IGR (Indice Geral de Reclamações), informações relacionadas às queixas de consumidores registradas em seus canais de atendimento e aos dados sobre a resolutividade da intermediação promovida pela Agência entre os usuários e as operadoras de planos de saúde.
Dessa forma, estão disponíveis para consulta os dados absolutos de demandas de reclamação NIP (Notificação de Intermediação Preliminar), além de dois indicadores da fiscalização:
1 – Dados absolutos de Demandas de Reclamação NIP;
2 – índice Geral de Reclamações IGR;
3 – Taxa de Resolutividade.
O índice aqui referenciado é o 2, IGR. (*)
Como é calculado o IGR
Segundo critérios da própria ANS, explicados de maneira mais sintética: “O IGR tem a finalidade de apresentar um termômetro do comportamento das operadoras do setor no atendimento aos problemas apontados pelos beneficiários. Contempla a média mensal do número de reclamações de beneficiários recebidas para cada 100.000 beneficiários em relação à média mensal de beneficiários no mesmo período.”
Ele representa o grau de satisfação para com os serviços prestados pelas operadoras de planos de saúde.
Apresenta uma reação inversamente proporcional à satisfação dos beneficiários, ou seja, quanto menor o valor do IGR, maior é a satisfação dos beneficiários com a operadora.
A HBC Saúde obteve o menor valor de IGR no mês de outubro
No último mês de outubro a HBC Saúde alcançou o menor valor de IGR, entre as sete operadoras de planos de saúde com atuação no município de Guarulhos: 15,4, muito abaixo do IGR-M (médio) que foi de 67,8.
De fevereiro a outubro, o valor menor a cada mês também foi da HBC que evoluiu de 30,3 no mês de maio para a metade em setembro e outubro, média de 22,3 em 9 meses, ainda assim muito abaixo da média geral que foi de 56,67.
O quadro contemplando as operadoras de planos de saúde com atuação na cidade ficou assim desenhado:
Fontes: ANS e Dados HBC Saúde
Cinco anos de evolução positiva em estrutura e investimentos
A HBC Saúde fez crescer duas vezes a sua carteira de beneficiários em apenas 5 anos, com acréscimo proporcional em estrutura física, tecnologia; ampliação do quadro de profissionais do atendimento administrativo, corpo clínico e prestadores em diferentes disciplinas para atenção à saúde.
Isso vem sendo determinante para a melhoria dos índices de resoluções de eventuais insatisfações que possam derivar dos processos de trabalho, com busca contínua da qualidade, sempre focado na sua humanização.
Canais de atendimento ampliados
Disponibilizar e diversificar os canais de atendimento aos beneficiários dos planos HBC Saúde foi também um importante aliado para diminuição de abertura de reclamações junto à ANS. Basta acessá-los e qualquer dúvida poderá ser elucidada.
É necessário continuar a crescer com sustentabilidade
A HBC Saúde entende que essa evolução é um caminho sem retrocessos e para cada novo beneficiário aderente aos seus planos cabe a responsabilidade de entregar serviços e ações que superem as suas expectativas. Ainda que nem sempre seja possível, essa é a meta a ser perseguida e não menos.
Ter sempre a frente a sua Visão de futuro:
“Tornar-se referência e ser a melhor operadora de saúde da cidade de Guarulhos.”
(*) Para mais informações sobre IGR acesse o Portal ANS:
https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/indice-de-reclamacoes-2