Hoje em dia, os donos de empresas sabem que saúde e qualidade de vida influenciam diretamente na produtividade de seus funcionários. Por isso, a ideia de contratar um plano de saúde empresarial acaba sendo também um investimento e não apenas um benefício para os empregados.
Assim, a importância do plano de saúde empresarial está na possibilidade de ter um diferencial competitivo e de melhorar o desempenho dos colaboradores, que, quando assegurados por um convênio médico, estão mais suscetíveis a tratarem problemas de saúde desde o início, evitando quadros mais sérios que os impeçam de trabalhar.
Desse modo, as empresas garantem conforto, segurança e bem-estar para os trabalhadores e também se beneficiam, já que uma das vantagens do plano de saúde empresarial é aumentar a valorização da marca.
O que é plano de saúde empresarial?
O plano de saúde empresarial é um benefício contratado pela empresa com uma operadora de saúde de forma integral ou parcial, que garante bem-estar aos colaboradores, a partir de uma assistência médica privada.
Dessa forma, os funcionários têm acesso a um convênio médico de maneira facilitada, com a cobertura de exames, consultas, internações, cirurgias, tratamentos e partos.
Como funciona o plano de saúde empresarial?
O plano de saúde empresarial é destinado aos colaboradores que possuem vínculo empregatício direto com a organização que oferece o benefício do convênio médico, com cobertura para diversos serviços.
Normalmente, as taxas são negociadas anualmente e se baseiam nos custos do ano anterior do grupo de funcionários beneficiários.
Vale destacar que os ajustes não são feitos pela Agência Nacional de Saúde (ANS). A negociação ocorre entre o contratante e a operadora. Por isso, é mais fácil chegar a mensalidades mais atrativas para todos.
No que se refere à carência, também é possível negociar de modo que ela seja reduzida. Em alguns casos, ela é até mesmo eliminada. Isso vai depender do contrato firmando entre empresa e operadora.
As modalidades de planos de saúde empresariais mais utilizadas são:
Integral
No plano de saúde empresarial integral, a empresa arca com o valor total da mensalidade do convênio. Desse modo, o colaborador e seus dependentes não precisam desembolsar nenhum valor quando utilizarem o plano.
Coparticipação
No plano de saúde empresarial coparticipação, a empresa divide o valor da mensalidade com o colaborador, que só precisa ser pago quando o plano for utilizado. Caso contrário, nem a empresa e nem o empregado precisam pagar.
É obrigatório por lei fornecer plano de saúde na empresa?
A empresa não é obrigada a fornecer plano de saúde aos colaboradores. A única obrigação é que, ao realizar a contratação, não se pode deixar nenhum funcionário sem o benefício.
Existem algumas regras e obrigatoriedades que surgem somente quando a empresa passa a oferecer o plano de saúde.
O colaborador é obrigado a aderir ao plano de saúde empresarial?
Assim como a empresa não é obrigada a fornecer o convênio, o colaborador também não é obrigado a aceitar o plano de saúde empresarial proposto.
Em alguns casos, o funcionário pode já ter contratado um convênio de maneira individual. Então, se escolher não aderir, ele arca sozinho com os gastos e deve avisar o RH para evitar desconto em folha.
Tipos de planos de saúde empresariais
De acordo com a ANS, existem dois tipos de planos de saúde empresariais:
Coletivo empresarial
O plano de saúde coletivo empresarial é disponibilizado a todos os colaboradores que tenham vínculos com a empresa, ou seja, é prestada assistência médica aos funcionários da empresa contratante, mediante vínculo empregatício ou estatutário.
A cobertura varia de acordo com o contrato firmado pela empresa, e a cobrança da coparticipação pode ser feita pelo empregador ou operadora.
Coletivo por adesão
O plano de saúde coletivo por adesão é quando pessoas jurídicas de caráter profissional, setorial ou classista contratam o serviço junto às operadoras de saúde.
Para ter acesso às vantagens e descontos, a pessoa precisa ter vínculo a uma associação, sindicato ou entidade de classe.
A cobertura varia de acordo com o contrato firmado pela instituição, e a cobrança da coparticipação pode ser feita pelo empregador ou operadora.
Vantagens do plano de saúde empresarial
No plano de saúde empresarial, todo mundo sai ganhando.
A seguir, estão as principais vantagens do plano de saúde empresarial para empresas:
Aumento da produtividade
Quando um trabalhador se sente valorizado, ou melhor, cuidado pela empresa a que se dedica, é normal que ele tenha uma maior motivação, logo, seja mais produtivo.
O resultado disso são funcionários mais proativos, que realmente querem contribuir para o crescimento da empresa. Afinal, ela é a fonte dos benefícios dos quais ele está usufruindo.
Além disso, pessoas que cuidam de saúde de forma preventiva e procuram atendimento assim que necessitam, não precisam lidar diariamente com dores e desconfortos no dia a dia. Assim, sua capacidade produtiva é bem maior.
Ao mostrar preocupação com o bem-estar dos colaboradores, a motivação deles aumenta de forma gradativa, potencializando o empenho nas atividades a serem realizadas enquanto estiverem no horário de trabalho, já que toda a sua energia estará direcionada para suas tarefas.
Redução do absenteísmo
O absenteísmo acontece em situações em que o colaborador sai antes do horário, comete atrasos ou se ausenta do local de trabalho por motivos de doenças.
Com o plano de saúde empresarial, o funcionário consegue se cuidar melhor e tem liberdade para agendar consultas em horários mais variados, fazendo com que tenha um planejamento melhor, caso tenha que se ausentar.
Aqui a lógica é simples: trabalhadores mais saudáveis e que utilizam a medicina de forma preventiva (porque tem acesso facilitado) ficam menos doentes e, consequentemente, faltam menos no trabalho.
Desconto no Imposto de Renda
O plano de saúde empresarial também serve como incentivo fiscal. Isso quer dizer que esse tipo de contrato pode reduzir diversos impostos que recaem sobre uma pessoa jurídica todos os anos. O desconto é feito na própria declaração anual de Imposto de Renda.
Atração e retenção de talentos
Ao contar com o plano de saúde empresarial, profissionais com mais experiência (talentos) são atraídos pela empresa, pois esse é um grande diferencial.
Da mesma forma, esse tipo de benefício é um motivador para que os funcionários permaneçam na empresa, diminuindo a rotatividade. Isso por si só evita novos gastos com processo de recrutamento, seleção, contratação, treinamento, etc.
Crescimento da marca no mercado
Empresas que oferecem o plano de saúde empresarial aos seus funcionários são bem-vistas por eles e pela sociedade. Sendo assim, ganham um diferencial competitivo e estão um passo a frente dos concorrentes que não se preocupam com seus colaboradores como deveriam.
Os clientes também apreciam essas iniciativas e é sempre bom ser bem-visto por quem realmente interessa, a fim de potencializar o crescimento da marca no mercado.
Agora, chegou a vez de pontuar as principais vantagens do plano empresarial para colaboradores:
Acesso à saúde
Com o plano de saúde empresarial, as empresas dão mais possibilidades para os colaboradores cuidarem da saúde física e mental, e usufruírem de um atendimento de qualidade.
Qualidade de vida
Os trabalhadores podem não utilizar o plano de saúde empresarial todos os meses, não irão se consultar em todas as especialidades e não precisarão utilizar a emergência ou a internação.
Não dá para adivinhar quando algum incidente irá acontecer, para só então oferecer o plano de saúde, mas quando a empresa fornece é para que o colaborador use quando precisar, dando a certeza de que quando algo acontecer ele terá o suporte apropriado.
Extensão para a família
Além da tranquilidade de contar com a cobertura de um bom plano de saúde, os funcionários ainda podem incluir seus dependentes.
Quase todos os planos oferecidos por empresas cobrem também os membros da família. De qualquer forma, é importante checar quantas vidas podem ser disponibilizadas a cada colaborador.
É possível incluir dependentes que possuem os seguintes graus de parentesco:(*)
- Cônjuge e Companheiro: marido, esposa;
- Parentes de 1º grau sanguíneo: pai, mãe, filhos;
- Parentes de 2º grau sanguíneo: netos, avós;
- Parentes de 3º grau sanguíneo: bisnetos, bisavôs.
(*) A depender do tipo de plano escolhido
Preços mais atrativos
O plano de saúde empresarial tem um melhor custo-benefício quando comparado a outros tipos, como o individual e familiar. A diferença pode ser bem significativa, principalmente quando o titular possui dependentes.
Pode-se dizer, inclusive, que o investimento na modalidade empresarial é quase simbólico, já que é visto mais como um benefício oferecido pela empresa.
Boa assistência médica
O SUS, infelizmente, ainda não fornece o melhor atendimento que se pode encontrar. Além disso, é comum que pessoas sequer consigam ser atendidas antes de sua situação de saúde piorar.
Sendo assim, ter a certeza de que terá assistência médica quando precisar é, certamente, uma das principais vantagens de contar com um plano de saúde empresarial.
HBC Saúde
O HBC Saúde é o melhor plano que você pode ter, porque é de Guarulhos, tem hospital de referência próprio (Hospital Bom Clima), proximidade e toda cobertura que você precisa, com preço acessível.
– Atendimento ao Cliente
Av. Guarulhos, 239 | Gopouva | Guarulhos – SP
Ligue: 0800 770 0422 / Marcação de consulta: 11 2442-3344