Serviço de pronto atendimento

Muitas vezes, ao precisar de um atendimento mais rápido, seja devido a um mal-estar, um acidente doméstico ou até mesmo por algo mais grave, muitas pessoas têm dúvidas se devem ir a um pronto-socorro ou a um pronto atendimento.

Entender o trabalho realizado em cada unidade é muito importante para ser amparado da melhor forma possível. Afinal, ir ao local correto pode fazer toda a diferença para o estado do indivíduo em uma urgência ou emergência e, também, influencia na rotina da instituição.

Qual a diferença entre urgência e emergência?

Antes de tudo, é importante saber qual é a diferença entre urgência e emergência médica.

O conceito de urgência está relacionado com algo que aconteceu de forma repentina, causando piora abrupta na saúde, o que pode levar ou não a um risco de vida. Em contrapartida, a pessoa precisa de assistência médica imediata.

Por outro lado, emergência diz respeito à condição de saúde em que o indivíduo está correndo risco de vida, sob intenso sofrimento e há uma piora gradativa na saúde. Dessa forma, ele precisa de tratamento médico imediato.

O que é pronto atendimento?

O pronto atendimento (PA) é uma unidade de saúde destinada a realizar um atendimento mais rápido, sobretudo para quem não corre risco de vida iminente.

É um atendimento para casos de menor gravidade, de pacientes com problemas de saúde agudos, ou seja, alterações e sintomas inesperados que precisam de uma intervenção imediata ou breve, não podendo aguardar o agendamento de uma consulta médica.

Alguns exemplos de situações atendidas no pronto atendimento são:

· Diarreia;
· Pequenos cortes e queimaduras de baixo grau;
· Dor de cabeça, de ouvido, de garganta e nas costas;
· Desidratação;
· Infecção urinária;
· Cólica renal;
· Vômito;
· Febre;
· Pressão alta;
· Intoxicação alimentar;
· Hiperglicemia em diabéticos;
· Dores torácicas em cardíacos;
· Sinais de um possível AVC, como formigamento na face, na perna e no braço, especialmente em um lado do corpo.

Essas unidades de saúde podem ser clínicas específicas, estando ou não vinculadas a um hospital. Geralmente, têm um horário pré-determinado de funcionamento e podem realizar alguns exames, como de sangue, visão, audição ou até mesmo raio-X, se necessário.

O que é pronto-socorro?

O pronto-socorro (PS), como o nome sugere, é direcionado para casos mais graves e complexos. De acordo com o Ministério da Saúde, esse é um estabelecimento reservado para atender pessoas com ou sem risco de vida e que precisam de atendimento imediato, nas ocasiões em que o estado de saúde geral tende a declinar de maneira rápida.

Diferentemente do pronto atendimento, o pronto-socorro funciona 24 horas por dia, mas possui apenas leitos de observação. E, caso haja a necessidade de um tratamento prolongado, o paciente deve ser transferido para outro setor do hospital.

Algumas situações que são direcionadas ao atendimento no pronto-socorro são:

· Hemorragia (sangramento excessivo);
· Casos de acidentes de trânsito ou qualquer outro;
· Fratura;
· Picadas de animais peçonhentos, como cobra, aranha ou escorpião;
· Ferimentos causados por arma de fogo ou arma branca;
· Dificuldade respiratória;
· Convulsão;
· Desmaios e tonturas;
· Dor súbita ou intensa.

Qual a principal diferença entre pronto-socorro e pronto atendimento?

A principal diferença entre pronto-socorro e pronto atendimento é que o PS é direcionado aos casos graves de saúde, que precisam de uma ação mais rápida da equipe médica. Em outra instância, os cuidados do PA são destinados aos casos menos complexos, em que os pacientes não vão precisar, por exemplo, fazer uma cirurgia de emergência.

Embora haja essa diferenciação, isso não quer dizer que o indivíduo não será atendido se o caso dele não for grave e ele tiver ido a um pronto-socorro. Contudo, é fundamental que as pessoas entendam essa diferença para fazer uma escolha mais consciente e favorável ao seu bem-estar e não acabar sobrecarregando os profissionais de saúde.

Assim, é possível evitar ficar horas na fila esperando para ser atendido, já que os casos menos graves não são priorizados no pronto-socorro. Em paralelo, não irá sobrecarregar o sistema ou atrapalhar o atendimento de uma pessoa que esteja realmente em estado grave.

Para resumir, abaixo estão as principais diferenças entre pronto-socorro e pronto atendimento, de forma resumida:

Pronto-socorro

· Atende casos mais graves, em especial quando o paciente corre risco de vida;
· O atendimento é 24 horas por dia

Pronto atendimento

· Assistência médica de menor complexidade, mas são casos que devem ser tratados logo para que o quadro não evolua;
· Horário de funcionamento pré-determinado.

Como funcionam o pronto atendimento e o pronto-socorro?

Tanto o pronto-socorro quanto o pronto atendimento podem atender qualquer pessoa que chega ao estabelecimento. Para facilitar o processo, é necessário organizar os pacientes conforme o nível de urgência e emergência de cada caso. Para isso, existe um fluxo de atendimento, no qual os pacientes passam por uma triagem e classificação de risco.

Geralmente, a triagem é feita seguindo o Protocolo de Manchester, uma técnica simples e prática adotada internacionalmente, que oferece diretrizes de atendimento conforme a urgência do caso.

Esse protocolo classifica as pessoas em níveis de prioridade, sendo indicados por cores diferentes. Por exemplo, um paciente com a cor verde significa que ele pode esperar por mais tempo, enquanto um com a cor vermelha tem um quadro mais urgente.

Por que é preciso esperar no pronto atendimento hospitalar?

Há diversos fatores que podem influenciar no tempo de espera do paciente no pronto atendimento hospitalar. Existem dias da semana e épocas do ano em que a procura pelo serviço é maior.

Nas segundas-feiras, por exemplo, o fluxo de pessoas pode aumentar porque boa parte costuma esperar terminar o final de semana para procurar um médico. Epidemias de doenças também podem provocar um aumento no número de pacientes.

Outro fator que pode influenciar na espera do pronto atendimento é a média de idade. Idosos são mais complexos porque podem ter mais doenças e históricos médicos mais extensos do que os mais jovens. Isso significa que o tempo de atendimento desses pacientes pode ser maior, uma vez que eles demandam cuidados e exames mais elaborados. Assim, quando a média de idade dos indivíduos é alta, pode ser que o tempo de espera seja alterado.

É importante que o corpo clínico do hospital esteja atento a esses fatores para se adequar à demanda.

Consultas médicas

Outros tipos de necessidades médicas que não são de urgência ou emergência devem ser atendidos em ambulatórios e consultórios médicos, por meio do agendamento prévio. Consultas de rotina, renovações de receitas, check-ups e resultados de exames laboratoriais, por exemplo.

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