Muitas promessas são feitas na passagem de um ano para outro e entre elas, uma das mais frequentes é a de buscar melhorar a saúde.
Quando o assunto é saúde, a receita parece simples: alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos e alguma tranquilidade para encarar as rotinas familiar e profissional. Embora a fórmula pareça fácil, na realidade, para a maioria das pessoas, é dificílima de ser seguida.
O corre-corre diário transforma as refeições em lanches rápidos, propicia o sedentarismo e os problemas de saúde começam a surgir precocemente. Na verdade, grande parte das doenças está longe de ser uma ocorrência imprevista. Por trás de um ataque cardíaco, por exemplo, há invariavelmente uma história de descaso com os fatores que mais ameaçam o coração: hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes, tabagismo e sedentarismo. Por isso, não é à toa que a prevenção e o bem-estar são indispensáveis quando o assunto é saúde.
Veja algumas dicas para ajudar você a prevenir doenças e melhorar a sua qualidade de vida:
- Estimule o funcionamento dos intestinos com cereais integrais, verduras, legumes e frutas. Eles ajudam a baixar os níveis de colesterol ruim, o LDL. Recomenda-se o consumo diário de 16g de fibras – o equivalente a 250g de espinafre.
- Fuja do sedentarismo. O coração agradece quem faz ginástica cinco vezes por semana, em sessões de meia hora cada uma. Os melhores exercícios são os aeróbicos, como caminhada e bicicleta; também vale nadar, dançar…
- Mente saudável, corpo saudável. Jamais abra mão de uma boa leitura, ir ao cinema, bater papo com os amigos e se divertir. Afinal, o importante é ser feliz!